Relatório Individual de Reflexão Final

24-12-2013 00:44

Índice

 

Introdução. 4

1.Contributo dos REA  para a formação: 5

- científico-pedagógica; 5

- profissional 5

2. Competências desenvolvidas e exemplificação. 7

3. Integração dos REA na  nossa prática profissional 9

4.Conteúdo  mais motivador/desafiador 10

5. Metodologia utilizada. 11

Conclusão. 14

Referências Bibliográficas. 15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“ Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo não pergunta sobre um assunto que desconhece, ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe”

Pablo Neruda

Introdução

Este relatório tem como principal objetivo servir de reflexão relativamente à aprendizagem em  ambiente virtual e proporcionar algum aprofundamento sobre Educação Aberta, planeamento de unidades de aprendizagem, criação de recursos educativos abertos, questões de acessibilidades dos conteúdos e licenciamento dos recursos com vista à sua reutilização.

No decorrer deste curso tivemos a oportunidade de descobrir e discutir criticamente qual a origem dos  REA e o modo como evoluiram em diferentes contextos: educativos, empresariais e de desenvolvimento (populacional e organizacional).

Conhecemos diferentes tópicos/conteúdos, todos eles, interessantes e úteis para a nossa atividade profissional. Entre eles passamos a destacar:

1-Conceitos de “abertura:”

  • educação aberta (open education);
  • aprendizagem aberta (open learning);
  • recursos educativos abertos (open educational resources);
  • acesso aberto (open access);
  • open courseware (cursos abertos);
  • open licence (licenças Creative Commons, GNU);
  • open source software (software aberto).

2-Desenho da aprendizagem e desenho universal:

  • princípios do desenho universal da aprendizagem (UDL);
  • instrumentos para o desenho da aprendizagem;
  • planificação de unidades de aprendizagem.

3-Recursos educativos abertos

  • produção de recursos educativos abertos com ferramentas livres;
  • aplicação das normas para tornar os recursos acessíveis.

 

A apresentação e partilha das atividades propostas nos foruns de discussão para apreciação e comentário às atividades e, a criação do forum para ajuda técnica foi de extrema importância para conseguirmos alcançar os objetivos pretendidos.

 Conseguimos encontrar respostas através da reflexão consciente que foi efetuada neste módulo online e ficamos convictos de que existem outros caminhos pelos quais poderíamos ter enveredado, mas com a certeza que o conhecimento adquirido é um processo coletivo em permanente construção.

A organização dos fóruns facilitou a criação de espaços de diálogo e a dinamização de atividades de interação com os colegas em trabalhos de grupo executados tanto na formação como fora dela enriquecendo ainda mais os nossos conhecimentos em contextos escolares e não escolares.

A estrutura do relatório segue os seguintes tópicos:

1.Contributo dos REA para a formação cientìfico - pedagógica e   profissional;

 2.Competências desenvolvidas e exemplificação;

3.Integração dos REA na nossa prática profissional;

4.Conteúdo mais motivador/desafiador;

 5. Metodologia utilizada no curso online;

6. Conclusão

 

1.Contributo dos REA para a formação:

- científico-pedagógica

- profissional

Este curso veio constituir uma mais-valia para a aquisição de saberes relativamente aos REA e às ferramentas de Web.2, mais concretamente à elaboração de dispositivos de aprendizagem e sua reutilização, no sentido de se aperfeiçoarem as práticas pedagógicas em contextos escolares com vista à sua aplicação a alunos com NEE.

 A nossa profissão será um “manto” de desenvolvimento das nossas competências científicas, técnicas e experiências significativas que nos transformam e nos enriquecem.

O conhecimento sobre REA foi útil não só para o aperfeiçoamento individual de cada um de nós, como, para promover a cooperação e a interação entre os elementos do grupo. A frequência deste curso veio dar resposta às necessidades pessoais manifestadas relativamente ao desenvolvimento de competências e atitudes que permitiram adquirir os mais diversificados conhecimentos transversais num ambiente virtual de aprendizagem.

Os conhecimentos científicos e profissionais adquiridos, neste curso online foram imensos, pois nunca pensei que conseguiria criar recursos educativos usando ferramentas livres tornando-as acessíveis como recursos virtuais de aprendizagem sobretudo, no que mais diretamente, diz respeito, às normas para tornar os recursos abertos acessíveis.

Aprendi que existem repositórios de ferramentas livres da Web 2.0, tais como:«Cool Tools for Schools» e em «TeachThought» e que as licenças Creative Commons e o Pinterest que reúnem um conjunto de recursos sobre esta temática das questões da acessibilidade dos documentos e conteúdos na Web.

Aprendi ainda que são disponibilizados online (OULDI e Learning Grid) vários instrumentos para o planeamento de unidades curriculares e atividades de aprendizagem. Desenho Universal da Aprendizagem (Universal Design for Learning/UDL) ,inicialmente, focalizado na utilização das novas tecnologias para as necessidades educativas especiais. A partir da leitura da Declaração de Larnaca, e da informação constante no site CAST/UDLCenter, e dos links sobre as iniciativas Open University Learning Design Initiative e Learning Grid., aprendi que os professores e investigadores se propõem desenvolver uma linguagem descritiva para a conceção e planeamento de boas ideias para ensinar e aprender, ideias que possam ser partilhadas e adaptadas pela comunidade de professores.

Gostei imenso deste tópico- “Desenho da Aprendizagem” (Learning Design) para o planeamento das unidades/atividades de e a sua adaptação em contexto real de sala de aula/ atividade letiva, tendo em atenção as necessidades individuais dos alunos, explorando a dimensão do desenho universal da aprendizagem.

Foram apresentadas propostas de trabalho com fórum de ajuda técnica que nos possibilitaram desenvolver competências ao nível das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação com base em ferramentas livres e acessíveis a todos o que contribuiu para a minha formação científico-pedagógica e profissional. Essas propostas desenvolveram-se em grupo com a participação de todos.

Nos tempos atuais é fundamental mantermo-nos atualizados de forma que consigamos assumir-nos na nossa singularidade. Partir deste princípio é criar condições para que a educação se permeabilize à inovação. Por outro lado, é necessário que. se criem condições de igualdade de oportunidades para todos aprenderem. Aprensentando informação e conteúdos em múltiplos formatos, pois cada um de nós reúne factos e categoriza o que vê, ouve e lê de forma diferente, com múltiplos meios de ação e expressão. Expressamos as nossas ideias, permitindo diferentes formas de planear e realizar as tarefas/atividades e com múltiplos meios de envolvimento.

Este curso online aulas foi uma grande oportunidade que eu tive em aprofundar conhecimentos científicos e pedagógico/profissionais, em termos de exploração de situações práticas para poder implementar na minha profissão como docente. Contribuiu para que eu conhecesse técnicas, instrumentos e formas de atuação necessários ao desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de alunos com NEE e à sua correta execução e atuação ao nível de utilização e criação de recursos educativos abertos adequados ao seu perfil de funcionalidade.

As potencialidades dos instrumentos apresentados, que são sem dúvida imensos deixaram-me completamente fascinada. Cada etapa concretizada, abria mais uma janela de hipóteses, quanto mais avançávamos mais interessante se tornava o trabalho a realizar.

O trabalho autónomo desenvolvido no contexto deste curso surgiu como uma dimensão natural de aplicação e verificação do “saber fazer” adquirido, procurando claramente uma estruturação em torno da resolução de problemas concretos/construção de dispositivos de trabalho muito utéis para a nossa prática docente.

 

  2. Competências desenvolvidas e exemplificação

Desenvolvi competêncas nos dominíos do “Ser”, do “Saber ser” e do “Saber fazer”. O conceito de REA foi abordado numa perspetiva histórica, para compreendermos, por um lado, os fatores pedagógicos e sociológicos que contribuiram, direta ou indiretamente, para a emergência do conceito de REA e acessíveis a todos e, por outro, o contributo das diversas ferramentas e recursos disponibilizados durante a formação

Assim, considero ter adquirido as seguintes competências: consigo caraterizar os diferentes conceitos de «abertura» (educação aberta, recursos educativos abertos, etc) e  distinguir as diferentes licenças abertas e sou capaz de construir unidades de aprendizagem tendo em conta os princípios do desenho universal da aprendizagem, usando algumas  das ferramentas e instrumentos propostos durante o curso. Sou capaz de conceber, produzir e desenvolver recursos educativos abertos com ferramentas livres tendo em conta as acessibilidades e associando licença livre.

Entre outras competências adquiridas, foi a compreensão do enquadramento dos REA e sua produção livre e acessível a todos.

Em suma, as competências adquiridas centraram-se ao nível da aprendizagem da construção de conhecimentos que me permitem desenvolver um conjunto de atividades baseadas nas necessidades, interesses e preferências individuais de cada aluno, indo de encontro às suas reais capacidades visando proporcionar ao aluno uma vida independente na sociedade através do acesso aos Recursos Educacionais Abertos.

Todas as aprendizagens foram oportunas e pertinentes no que concerne ao aprofundar do conhecimento em torno da construção, conceção e planeamento de uma unidade/atividade de aprendizagem, enquadrada na nossa realidade profissional, atendendo às necessidades individuais dos alunos, aos princípios do design universal e à criação de Recursos Educativos Abertos Acessíveis usando ferramentas livres, tendo em consideração as dimensões de acessibilidade e licenciamento livre. As competências adquiridas incidiram mais diretamente no aprofundamento de um Recurso Educativo Aberto

3. Integração dos REA na nossa formação/prática profissional

A Formação desenvolveu um contexto educativo onde os formandos usufruiram das condições científicas, técnicas e pedagógicas necessárias e adequadas à criação de recursos abertos acessíveis a todos, orientada para o exercício da profissão. Foi estimulada a capacidade de pensar articuladamente entre as competências e conhecimentos previamente adquiridos e aqueles que venham a ser necessários adquirir para a criação de recursos online. Assumiu especial relevância a promoção da partilha de experiências e de conhecimentos, assumindo que na sociedade do conhecimento a construção dos saberes se faz numa lógica de cooperação e de partilha.

Este curso de formação online, foi para nós, (Professores) um tempo e um lugar único de aprendizagem e evolução, um passo em frente nesta arte de aprender e ensinar.

Fazer atividades de interação, pesquisa e troca de saberes como estas que realizamos, digo-o em abono da verdade, é uma espécie de passe de magia que transforma os professores em alunos e os alunos em professores. Neste percurso prático e reflexivo enquadrado numa perspetiva dialógica entre dois sujeitos professor /aluno ou seja entre o Formadores e os Formandos .

4.Conteúdo mais motivador/desafiador

De todos os conteúdos relacionados com os objetivos do módulo , tais como: Conceitos de «abertura»,(educação aberta aprendizagem aberta, recursos educativos abertos, acesso aberto, cursos abertos, licenças Creative Commons, software aberto), desenho da aprendizagem, desenho universal e produção e aplicação de recursos educativos abertos para os tornar acessíveis, etc.....

O conteúdo mais motivador / desafiador foi sem dúvida a aprendizagem da construção de um dispositivo/ recurso educativo aberto, tema para mim completamente desconhecido. Saber o porquê da criação desse recurso e a sua aplicabilidade na prática pedagógica como meio de o tornar aberto e acessível a todos foi uma tarefa ímpar e aliciante.

A conceção do desenho de aprendizagem foi outro conteúdo muito motivador e desafiador. Ainda relacionado com esta temática a aprendizagem dos procedimentos que devemos ter em conta na produção de um recurso educativo aberto, as sugestões, as descrições, as dinâmicas promovidas no curso foram desafiantes e motivadoras.

 

 5. Metodologia utilizada

A metodologia foi interativa, proporcionou um feedback contínuo entre Formandos e Formadores. Deste modo os esclarecimentos no fórum de ajudas técnicas tornaram-se motivadoras e interessantes onde os formandos mantiveram uma posição importante na participação ativa colocando dúvidas e construindo os seus saberes. A metodologia online valorizou os formandos centrando-se no seu processo de aprendizagem autónoma. Foram priveligiadas, por um lado as metodologias, demonstrativas e ativas e, por outro lado, metodologias de aprendizagem em situação de contexto de trabalho de grupo.

A metodologia de aprendizagem baseou-se na execução de tarefas, salientando-se que as atividades integradoras foram desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Foi uma metodologia pertinente e coerente com uma dinâmica de construção e de autoaprendizagem.

A metodologia utilizada foi muito boa os Formadores demonstraram possuir uma capacidade extraordinária em motivar os formandos, pois ao introduzir gradualmente os aspetos mais relevantes, induziam nos formandos uma curiosidade imensa em chegar ao conhecimento final, o objectivo era sem dúvida levar-nos à descoberta, e, dessa forma incutia uma motivação extraordinária. A opção de escolha por atividades, a apresentação e  partilha dessas mesmas atividades, bem como os fóruns de discussão para apreciação e comentário foi fundamental para se poderem concluir as atividades previstas.

O único aspeto menos positivo deste curso foi: os prazos de submissão das atividades, este era muito curto. Se este não tivesse sido alargado até 31 de dezembro eu nunca conseguiria concluir o curso, devido aos compromissos profissionais e também porque nunca tinha trabalhado nem conhecia as ferramentas, o que se tornou difícil concluir as atividades atempadamente.

Todos os recursos fornecidos são de extrema utilidade, pois permite-nos descobrir formas de construção de dispositivos abertos. Podemos utilizar estes recursos/ferramentas na nossa prática profissional na íntegra ou até alterar de acordo com o que pretendemos, é um mundo novo que se abre à nossa frente.

 Sem o apoio partilhado por parte do grupo de trabalho e o feedeback dado pelos formadores não seria possível concluir esta Formação.

Um outro aspeto destacado como positivo foi a promoção de momentos mais alargados de partilha e de trabalho colaborativo entre todos, não só materiais mas, também, as dinâmicas que cada um dos grupos ia imprimindo durante a Formação.

 

Conclusão

Esta Formação foi muito útil e positiva para a minha realização pessoal e profissional, na medida em que proporcionou não só conhecimentos, como também partilha de experiências e reflexões enriquecedoras.

A Formação foi bastante gratificante, por contribuir para um conhecimento mais sólido, face à emergência dos objetivos da Formação- REA; por proporcionar troca de pontos de vistas diferentes; por privilegiar a criatividade; o olhar crítico sobre a mudança.

Gostei muito da organização da Formação e da forma como foi conduzida. Os tópicos abordados foram pertinentes, importantíssimos e maracaram a diferença. A abordagem foi feita de forma clara e diversificada.  Os Formadores mesmo à distância estavam sempre presentes elucidando para a realização das atividades/tarefas propostas. Estes foram, de facto, bastante profissionais não só na transmissão de conhecimentos, como também na formação humana; estimularam a criatividade; demonstraram extrema competência científica e pedagógica, relativamente às temáticas do Curso, demonstraram capacidade de envolver os Formandos no seu grupo de trabalho e prestaram informação clara, atualizada e pertinente.

Em suma, esta Formaçãp foi, na minha perspetiva, uma mais valia para o enriquecimento dos meus conhecimentos científicos e profissionais, pelas orientações sugeridas, pelo trabalho produzido, pela abertura de espírito e partilha de experiências. Os objetivos definidos foram globalmente atingidos. Considero grande o grau de satisfação e análise da aplicabilidade, dos conhecimentos adquiridos. Os imensos recursos  e ferramentas disponibilizados serviram de sustentação/alicerce para a compreensão e aprofundamento de saberes e criação de REA. Esta Formação revestiu-se de uma forte importância dada à abordagem feita aos principais domínios e à sua natureza prática, que levou à reflexão sobre os REA, que deverá ser mais exigente e apresentar uma outra dinâmica na escola, que conduza ao sucesso dos alunos com NEE.

 Para terminar vou citar Leonardo Da Vinci quando diz:”Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.

Não me arrependi de frequentar esta Ação de formação, aprendi imenso, inclusivé a criar recursos educativos abertos acessíveis, a perspetivar esses recursos no âmbito da eficácia da aprendizagem tendo por base os referenciais estabelecidos.

 

 

Referências Bibliográficas

 

Livros, artigos, e outras ferramentas fornecidos no decorrer da Ação de Formação

 

 

A Formanda:  Júlia Natividade